terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tradições dos Açores


   O Carnaval de S. Miguel
   O Carnaval é tempo de folia e diversão de rua. Uma das mais populares tradições carnavalescas de S. Miguel é a batalha  de água em Ponta Delgada, também conhecida por batalha  de limas. Na Terça-Feira de Carnaval a avenida marginal de Ponta Delgada transforma-se   num frenético campo de batalha de água.  
   A tradição da “batalha de água” é antiga em Ponta Delgada. Já foi mais batalha de limas , em que se arremessavam pequenos recipientes em parafina com o formato de limas cheios de água, feitos artesanalmente  . Hoje em dia em vez das limas de  parafina  são usados sobretudo pequenos sacos de plástico com água.
   As  equipas intervenientes ,  cada uma com  20-25  elementos , fazem-se transportar em camiões, 
que se transformam em autênticos  "carros de combate" e , quando se cruzam, atiram uns aos outros, ou quem se atreva a andar pelos passeios, porque também há participantes apeados, sacos de plástico com água numa batalha onde a diversão é a grande vencedora.
   Outra manifestação carnavalesca de rua, embora a cair no esquecimento,  são as tradicionais danças de  Carnaval que percorrem algumas  freguesias da ilha. São danças de cariz popular em que só participam homens, numa das alas vestidos de mulher. Fazem sempre parte da coreografia das danças de Carnaval cenas de humor burlesco  personificadas pela   figura do Velho da Dança e, ou  num despique entre um rapaz e uma rapariga, muitas vezes  centradas em arrufos de namorados.
   Mas o Carnaval é também tempo de malassadas, o bolo típico da época. Loura, fofa e coberta de açúcar a malassada é a rainha do Carnaval em S. Miguel e para  muitos micalenses Carnaval não é Carnaval se não houver malassadas.
   A malassada é um  bolo frito, polvilhado com açúcar  semelhante às filhós. Supõe-se que o nome deriva da designação “mal assadas”.

   Receita de malassadas
   Num alguidar, deita-se 1 kg de  farinha com um buraco no meio onde se deita 6 ovos batidos, 2 colheres de sopa de  açúcar, 1 barra de fermento diluído em leite morno,  raspa de limão, 2 colheres de sopa de  manteiga, 1 cálice de aguardente e 1 colher de chá de sal , amassando-se muito bem. À medida que se vai amassando, vai-se juntando, a pouco e pouco,  leite  até se obter uma massa mais branda que a do pão de trigo. Se for necessário tornar a massa mais leve, pode-se juntar o leite necessário.
   Põe-se a levedar em local bem quente, embrulhando o alguidar com um ou dois cobertores, para que a massa levede depressa.
    Quando a massa estiver  levedada, e com os dedos untados de óleo   ou leite, tiram-se bocadinhos de massa que se moldam em forma circular, bem estendida no meio, e se  fritam em óleo bem quente. Depois de fritas, polvilham-se as malassadas com açúcar, ou com açúcar e canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário